O início do Projeto

por adm publicado 01/04/2021 17h45, última modificação 10/04/2021 14h45
Em 2019, a partir de uma iniciativa em conjunto entre a Câmara Municipal de Petrópolis e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro foi idealizada a criação de um projeto de gestão e restauração do Palácio Amarelo. A partir disto foi firmada uma parceria entre as duas instituições, a fim de diagnosticar as principais potencialidades e fragilidades da edificação...

e propor um plano eficiente de recuperação e gerenciamento do monumento, e em 2020 as primeiras atividades deste projeto foram iniciadas no mês de agosto com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Câmara Municipal de Petrópolis e UERJ (ID: 2273428). 

O projeto foi denominado como Palácio Amarelo: Plano de Gestão e Preservação e está se desenvolvendo como um Planejamento Estratégico Participativo (PEP) para a Preservação do Palácio Amarelo de modo sistêmico e integral, a partir de três eixos de ações: Eixo 1 – Infraestrutura, Eixo 2- Comunicação e Educação e Eixo 3 – Fortalecimento Institucional.

 

E o que é planejamento estratégico? 

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta do campo da Administração que está sendo aplicado no Palácio Amarelo com vistas a solucionar problemas complexos de Preservação e Gestão do monumento tombado. É uma ferramenta capaz de estabelecer uma base de atuação comum e uma visão unificada dos objetivos a serem alcançados, engajando diversos segmentos sociais no projeto.

 

Por que é importante que o processo de um planejamento estratégico seja “participativo”? 

Quando convidamos diversas visões, experiências e expertises para colaborar na construção do Planejamento Estratégico o intuito é enriquecer e aprofundar as discussões e propostas para o monumento de modo a formar um programa de ações de interesse comum entre instituições, membros engajados e sociedade.

“Participativo” significa dar voz e ouvidos à organizações, instituições públicas e privadas e stakeholders, que podem colaborar entre si gerando energia para novos projetos em benefício de sua comunidade ao compartilhar de uma visão comum de cenário futuro para o Palácio Amarelo.

 

“Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação”

Objetivo Geral: Preservar o Palácio Amarelo a partir de ações integradas envolvendo infraestrutura da edificação, ações de comunicação e educação e fortalecimento institucional.

Objetivos específicos:

1-Desenvolver o Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação – um plano de Preservação de médio prazo

2-Implantar o Escritório de Inovação em Gestão e Restauro do Palácio Amarelo

3- Executar e apoiar ações previstas no Plano de Ação para o Palácio Amarelo

 

Etapas de Trabalho 

Primeira reunião entre UERJ e CMP: Julho de 2019

O primeiro passo foi a oficialização desta parceria e apresentação deste projeto para a sociedade civil em geral:

  • Acordo de Cooperação Técnica Câmara Municipal de Petrópolis e UERJ (ID: 2273428): Agosto de 2020
  • Construção da Missão, Visão e Valores para o Palácio Amarelo: dezembro de 2021

 

O segundo passo foi o desenvolvimento de seminários online com o intuito de elaboração do diagnóstico participativo em 3 eixos: Infraestrutura, Comunicação & Educação e Fortalecimento Institucional, que ficarão disponíveis para acesso da população no site da CMP.

  • Diagnóstico participativo – Eixo 1: Infraestrutura: Fevereiro 2021
  • Diagnóstico participativo – Eixo 2: Comunicação e Educação: Fevereiro 2021
  • Diagnóstico participativo – Eixo 3: Fortalecimento Institucional: Fevereiro 2021

 

Os próximos passos são consolidar este processo em produtos do tipo relatório técnico para que o Palácio Amarelo tenha um referencial estratégico de médio prazo de ações e intervenções para sua Preservação.

  • Palácio Amarelo: Relatório do Planejamento Estratégico Participativo: março de 2021
  • Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação: março de 2021

 

Com estas referências, há condições de implantar um escritório de projetos para apoio técnico à execução, gestão e monitoramento de ações do Palácio Amarelo: Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação um projeto que envolve diversos parceiros e organizações atuando em prol da Visão de Preservação do Palácio Amarelo. 

  • O escritório é uma base de apoio para o desenvolvimento do “Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação”, um plano de intervenções e ações de médio prazo que tem duração de 3 até 5 anos.: Abril / Maio 2021 
  • Em função de seu papel inovador para a governança do projeto “Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação”, denominamos esta base de apoio técnico, a qual é constituída por professores, consultores e bolsistas da UERJ trabalhando em conjunto com equipe denominada pela Câmara de Vereadores de Petrópolis de “Escritório de Inovação”.