Visite a Câmara

por adm publicado 02/04/2021 15h55, última modificação 10/04/2021 15h51
Atualmente, o Palácio está com as visitações restritas conforme as medidas de enfrentamento ao Coronavírus – COVID-19.

 

 

***

 A Câmara Municipal de Petrópolis funciona no Palácio Amarelo, um prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e conhecido por sua riqueza arquitetônica e histórica.

O Palácio está aberto à visitação desde 2009 e, vem se consolidando como um importante equipamento turístico de Petrópolis. O Palácio Amarelo fica no coração do Centro Histórico, próximo ao Museu Imperial e a Catedral São Pedro de Alcântara. 

 O Palácio Amarelo faz parte do inventário turístico da cidade e além da riqueza histórica que guarda em seu interior, o prédio, construído em 1850, é valorizado pelos ornamentos em estilo rococó. Dentro do solar chama atenção o plenário com teto coberto por madeira, gesso e uma pintura que encanta os visitantes. A decoração do Salão Hermogênio Silva – onde são realizadas as sessões plenárias - é considerada uma das mais belas do gênero.

A recepção aos turistas é feita por guias, que orientam a visita e fornecem informações sobre a história do Palácio.

 

Escola na Câmara (no momento suspenso por conta da COVID-19):

 O projeto “Escola na Câmara” recebe grupos escolares para visitação às dependências da Câmara e para assistir às sessões ordinárias do Legislativo e/ou uma palestra sobre os três poderes da república e a respeito da história, funcionamento e arquitetura da Câmara Municipal.

 O objetivo é desenvolver o espírito da cidadania e despertar a atenção das crianças e adolescentes para as questões municipais, político e administrativas que se apresentem como de interesse para o município.