Livros, Artigos e Outros Documentos

por Adriana Fradique publicado 29/01/2026 17h23, última modificação 29/01/2026 17h23

Livros

Elementos Arquitetônicos e Artísticos do Palácio Amarelo - Petrópolis, RJ

No dia 14 de dezembro de 2022, a Câmara Municipal de Petrópolis promoveu em conjunto com o projeto “Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação” um evento de lançamento do e-Book intitulado “Elementos Arquitetônicos e Artísticos do Palácio Amarelo - Petrópolis, RJ.”

O e-Book é um glossário, foi elaborado e escrito pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UERJ, Clara Galdino, Bruna Britto e Pedro Klayn, com consultoria do professor William Bittar e  organizado pela professora Maria das Graças Ferreira. Além disso, o documento conta com ilustrações de Bruna Britto e Giovanna Casado, e fotografias de Álvaro Rocha, Bernardo Vieira, Bruna Britto, Felipe Graciano e Jorge Astorga.

O glossário apresenta os elementos arquitetônicos e artísticos encontrados no exterior do Palácio Amarelo, sede da Câmara Municipal de Petrópolis. Reúne informações importantes acerca do estilo arquitetônico do edifício, assim como as origens dos elementos apresentados, ademais também faz um apanhado geral sobre o contexto histórico da edificação.

Para acessar o livro, basta clicar na imagem abaixo:


Elementos Arquitetônicos e Artísticos do Palácio Amarelo - Petrópolis, RJ - Volume II

O novo e-book  é uma ação do projeto “Palácio Amarelo: Preservação”, fruto da parceria firmada entre a Câmara Municipal de Petrópolis (CMP) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) - Campus Petrópolis/ESDI, em 2020.

O presente trabalho é uma continuação do Glossário “Elementos Arquitetônicos e Artísticos do Palácio Amarelo- Petrópolis, RJ”, Volume I, que contempla a resenha histórica de formação e urbanização da cidade de Petrópolis, história de construção e diferentes usos do Palácio Amarelo até tornar-se sede da Câmara Municipal de Petrópolis e os verbetes dos elementos arquitetônicos das fachadas.

Neste segundo volume há uma breve explicação das influências arquitetônicas e artísticas encontradas no interior do Palácio Amarelo, bem como um capítulo para apresentar os importantes artistas José Huss e Henrique Levi, além de desenvolver o Glossário dos elementos internos do Palácio.

Para acessar o livro, basta clicar na imagem abaixo:


Caderno de Educação Patrimonial nas Escolas

A Câmara Municipal de Petrópolis e a UERJ lançaram o Caderno de Educação Patrimonial nas Escolas, material didático que leva às salas de aula a história, a arquitetura e o valor cultural da sede do Legislativo petropolitano.

O caderno faz parte do projeto Plano de Ação e Preservação do Palácio Amarelo, desenvolvido desde 2020 em parceria com o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UERJ – Campus Petrópolis.

Voltado para alunos da rede pública e particular, o material estimula o reconhecimento do patrimônio local de forma lúdica e educativa, aproximando crianças e jovens da importância de preservar nossa memória. 

Para acessar o caderno, basta clicar na imagem abaixo:

 

Artigos

Em abril e maio de 2021, a equipe do projeto de Gestão e Restauro do Palácio Amarelo teve aprovação para publicação de dois artigos científicos em eventos aclamados.

O trabalho de Educação Patrimonial coordenado pela equipe do projeto nas escolas municipais da cidade de Petrópolis, no período de abril e maio de 2021, resultou em um artigo, com a autoria da colaboradora de iniciação científica Sabrina Luise e co-autoria dos membros do núcleo de inovação Alexia Cantreva e Mauro Tavares, cujo título é: “Metodologia e criação de atividade de educação patrimonial com ‘incentivo a valorização’ de acervo com potencial museológico no Palácio Amarelo", aprovado pela Comissão Científica do 7º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Tecnologia e Descolonização que será apresentado remotamente no dia 09 de novembro de 2021 na seção Petrópolis.

O outro artigo produzido pela equipe, denominado “Plano de Gestão e Preservação do Palácio Amarelo/CMP-Petrópolis/RJ” foi aprovado pelo CICOP (Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio), de autoria da Maria das Graças Ferreira com colaboração da Patrícia Drach, Alexia Cantreva e Mauro Tavares. O objetivo do artigo é divulgar as etapas que já foram realizadas ao longo desse período de trabalho e quais serão os próximos passos adotados pela equipe. Além disso, apresenta o caderno desenvolvido pelo Mauro Tavares para o ensino nas escolas Professora Jandira Peixoto Bordignon, no bairro Quitandinha; Bataillard, no bairro Bataillard; e a Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, no bairro Samambaia para a difusão da educação patrimonial.

 Já em novembro de 2021, a Equipe do Projeto Palácio Amarelo participou do 7° Seminário Internacional de Museografia e Arquitetura apresentando o artigo “Metodologia e criação de atividades de educação patrimonial com incentivo a valorização de acervo com potencial museológico no Palácio Amarelo”, escrito pelos alunos Alexia Cantreva, Mauro Tavares e Sabrina Luise do Nascimento. O texto conta brevemente a história do palácio, explica o projeto “Palácio Amarelo: plano de ação e preservação” e se aprofunda sobre o acerto de obras de arte e homenagens que o Palácio guarda como as placas comemorativas, bustos de figuras ilustres em mármore e bronze, retratos pintados por artistas locais e fotografias que ficam expostas no interior do edifício.

No mesmo evento, houve a oficina de Educação Patrimonial a qual as Professoras Graça Ferreira e Raquel Neri foram convidadas a apresentar o Plano de Ação e Preservação.

 

Apresentação Arquitetura de Museus

 

No dia 11/10 a equipe participou do Congresso III Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural, do Centro Internacional para Conservação do Patrimônio. Apresentamos o artigo “Plano de Gestão e Preservação do Palácio Amarelo/CMP-Petrópolis/RJ”, escrito pelas professoras Maria das Graças Ferreira, Patrícia Drach e os alunos Alexia Cantreva e Mauro Tavares, que explica detalhadamente sobre a história do edifício, seu uso atual e todo o processo que está sendo realizado dentro do Plano de Ação e Preservação.

É de grande importância que cada vez mais o público tome conhecimento tanto sobre o Palácio, quanto sobre o projeto. E ao participar de congressos como estes, internacionais, alcançamos pessoas do Brasil inteiro e também do exterior. Ambos os eventos foram transmitidos pelo youtube e abertos ao público.

As transmissões do dia 10/11 estão disponíveis no canal do PROARQ no youtube, nos seguintes links:

https://www.youtube.com/watch?v=abN4OU8CfQ8&t=1035s - Artigo “Metodologia e criação de atividades de educação patrimonial com incentivo a valorização de acervo com potencial museológico no Palácio Amarelo”.

https://www.youtube.com/watch?v=oewm82AMNl0&t=7796s - Oficina com apresentação do Plano de Ação e preservação.

Apresentação 10/11 - Arquitetura de Museus

 

registrado em: