Artigos Apresentados

por Adriana Fradique publicado 29/11/2021 16h10, última modificação 29/11/2021 16h10

No mês de novembro, foi a vez da equipe do plano de ação e preservação propagar o nome do Palácio Amarelo e o projeto de preservação e restauração.

Participamos no dia 10/11, do 7° Seminário Internacional de Museografia e Arquitetura apresentando o artigo “Metodologia e criação de atividades de educação patrimonial com incentivo a valorização de acervo com potencial museológico no Palácio Amarelo”, escrito pelos alunos Alexia Cantreva, Mauro Tavares e Sabrina Luise do Nascimento. O texto conta brevemente a história do palácio, explica o projeto “Palácio Amarelo: plano de ação e preservação” e se aprofunda sobre o acerto de obras de arte e homenagens que o Palácio guarda como as placas comemorativas, bustos de figuras ilustres em mármore e bronze, retratos pintados por artistas locais e fotografias que ficam expostas no interior do edifício.

No mesmo evento, também participamos da oficina de Educação Patrimonial onde as Professoras Graça Ferreira e Raquel Neri foram convidadas a apresentar o Plano de Ação e Preservação.

 

Apresentação 10/11 - Arquitetura de Museus

 

No dia 11/10 participamos do Congresso III Congresso Nacional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural, do Centro Internacional para Conservação do Patrimônio. Apresentamos o artigo “Plano de Gestão e Preservação do Palácio Amarelo/CMP-Petrópolis/RJ”, escrito pelas professoras Maria das Graças Ferreira, Patrícia Drach e os alunos Alexia Cantreva e Mauro Tavares, que explica detalhadamente sobre a história do edifício, seu uso atual e todo o processo que está sendo realizado dentro do Plano de Ação e Preservação.

É de grande importância que cada vez mais o público tome conhecimento tanto sobre o Palácio, quanto sobre o projeto. E ao participar de congressos como estes, internacionais, alcançamos pessoas do Brasil inteiro e também do exterior. Ambos os eventos foram transmitidos pelo youtube e abertos ao público.

As transmissões do dia 10/11 estão disponíveis no canal do PROARQ no youtube, nos seguintes links:

https://www.youtube.com/watch?v=abN4OU8CfQ8&t=1035s - Artigo “Metodologia e criação de atividades de educação patrimonial com incentivo a valorização de acervo com potencial museológico no Palácio Amarelo”.

https://www.youtube.com/watch?v=oewm82AMNl0&t=7796s - Oficina com apresentação do Plano de Ação e preservação.

Apresentação 10/11 - Arquitetura de Museus