Restauro da Plenária - Sala Hermogênio Silva

por Adriana Fradique publicado 26/04/2024 16h46, última modificação 29/04/2024 15h41

Imagem 01 – Sala da Plenária
Autoria: Imperial Cia De Restauro.

Desde março de 2024, a Sala Hermogênio Silva recebe intervenções de restauro pela equipe da Imperial Cia de Restauro com o acompanhamento do Projeto Palácio Amarelo.

Esta é a principal sala do palácio e a mais relevante do conjunto arquitetônico. Aqui é onde ocorrem as sessões plenárias, audiências públicas, sessões solenes, sempre com a presença dos vereadores e do público em geral.

No processo de preparação da sala e para dar início a intervenção, houve as adequações do espaço, sendo acondicionados os bens móveis e protegidos os bens integrados, como o piso em tábuas corrida em madeira de lei.

Imagem 02 – Para dar início aos procedimentos foram executadas a limpeza mecânica e
higienização/desinfecção de todos os elementos artísticos ornamentais.
Autoria: Imperial Cia De Restauro.

Imagem 03 – Fragmentos de estuque ornamental.
Autoria: Imperial Cia De Restauro.

Nesta etapa os artefatos desprendidos e coletados passaram pela recomposição volumétrica de perdas de material e fixação de fragmentos, para posteriormente, serem retornados ao local de origem.

A Plenária receberá estes processos e intervenções de conservação e restauro no período previsto de seis meses.