Planejamento Estratégico

por adm publicado 01/04/2021 17h55, última modificação 10/04/2021 14h50
Seguindo com o conceito do Planejamento Estratégico, é possível aplicá-lo em organizações, de qualquer tamanho, sejam públicas, sem fins lucrativos ou privadas. Inicialmente é preciso compreender o momento em que se encontra (MISSÃO), e aonde se quer chegar no futuro (VISÃO).

Todos os envolvidos com o objeto são chamados de membros, podendo encaixar-se pessoas físicas, jurídicas, governo, iniciativa privada e o setor terciário. 

E por que envolver diferentes atores?

Ao considerar diferentes opiniões, saberes e perspectivas, o Planejamento Estratégico Participativo estabelece de fato uma base de atuação comum e uma visão unificada dos objetivos a serem alcançados.

 

CONTINUIDADE

É importante deixar claro que o planejamento estratégico participativo é um processo que tem continuidade no tempo, sendo aberto a revisões durante seu período de execução.  Ações e prioridades podem sofrer mudanças de acordo com transformações relevantes no cenário externo ao projeto.

 

ELABORAÇÃO

O processo de planejamento envolve e prioriza a articulação dos atores envolvidos nos  problemas sociais e técnicos da Preservação de bens culturais e agrega o  reconhecimento de oportunidades. É uma ferramenta de gestão para mudanças significativas no ambiente organizacional e para a transformação do potencial de preservação e alcance social de um monumento histórico.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO PARA O PALÁCIO AMARELO

O Palácio Amarelo é um monumento de interesse de todos e é neste sentido que convidamos entre os meses de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021   representantes de diversas áreas do setor público, da sociedade civil organizada e gestores de organizações públicas e privadas para participar PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO, que ganhou o nome de Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação.

 

Nosso objetivo foi chamar todos para participarem na elaboração de uma visão conjunta e renovada para o Palácio Amarelo, monumento de interesse público no Centro de Petrópolis, sede e símbolo da Casa Legislativa Municipal e tombado pelos órgãos de preservação do município, do Estado e da Federação.

O vídeo a seguir, que conta brevemente a história do Palácio Amarelo, foi exibido no nosso Seminário de abertura que ocorreu em Dezembro de 2020.