Planejamento Estratégico
Todos os envolvidos com o objeto são chamados de membros, podendo encaixar-se pessoas físicas, jurídicas, governo, iniciativa privada e o setor terciário.
E por que envolver diferentes atores?
Ao considerar diferentes opiniões, saberes e perspectivas, o Planejamento Estratégico Participativo estabelece de fato uma base de atuação comum e uma visão unificada dos objetivos a serem alcançados.
CONTINUIDADE
É importante deixar claro que o planejamento estratégico participativo é um processo que tem continuidade no tempo, sendo aberto a revisões durante seu período de execução. Ações e prioridades podem sofrer mudanças de acordo com transformações relevantes no cenário externo ao projeto.
ELABORAÇÃO
O processo de planejamento envolve e prioriza a articulação dos atores envolvidos nos problemas sociais e técnicos da Preservação de bens culturais e agrega o reconhecimento de oportunidades. É uma ferramenta de gestão para mudanças significativas no ambiente organizacional e para a transformação do potencial de preservação e alcance social de um monumento histórico.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO PARA O PALÁCIO AMARELO
O Palácio Amarelo é um monumento de interesse de todos e é neste sentido que convidamos entre os meses de dezembro de 2020 e fevereiro de 2021 representantes de diversas áreas do setor público, da sociedade civil organizada e gestores de organizações públicas e privadas para participar PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO, que ganhou o nome de Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação.
Nosso objetivo foi chamar todos para participarem na elaboração de uma visão conjunta e renovada para o Palácio Amarelo, monumento de interesse público no Centro de Petrópolis, sede e símbolo da Casa Legislativa Municipal e tombado pelos órgãos de preservação do município, do Estado e da Federação.
O vídeo a seguir, que conta brevemente a história do Palácio Amarelo, foi exibido no nosso Seminário de abertura que ocorreu em Dezembro de 2020.