Palácio Amarelo: Memórias e afetividades

por Adriana Fradique publicado 26/07/2023 14h35, última modificação 26/04/2024 14h57

O conceito de Patrimônio afetivo abrange bens identificados por meio dos sentimentos de emoção e pertencimento, agregando um novo valor social para o local. Tornatore, professor universitário de patrimônio, museologia e antropologia acredita que, para além das esferas política e institucional, as vivências e memórias dos indivíduos reconstroem e fortificam sua relação com o passado. Além disso, a educação patrimonial do Palácio é importante para a CMP e UERJ.

ENTREVISTA SR. CARLOS

Sr. Carlos é o funcionário concursado mais antigo da Câmara Municipal, desde 1976 já atuou em diversas funções, como motorista, servente e atualmente cuida da guarita, no estacionamento. "Seu Carlinhos", como é conhecido, nos contou um pouco de sua experiência após tantos anos de trabalho.

Fotografia do Sr. Carlos

Autoria: Acervo Pessoal de Julie Simões

Em janeiro deste ano, Sr. Carlos recebeu uma moção congratulatória pelos serviços prestados com excelência. Ele descreveu esse momento como um dos momentos mais emocionantes desde sua chegada na Câmara.

Fotografia do Sr. Carlos com o vereador Hingo Hammes

Autoria: Acervo Pessoal CMP

Durante a entrevista, ao lembrar da moção recebida e dos anos de trabalho, Seu Carlinhos disse: "Tem uma palavra que a gente diz aí que eu acho que esse momento [...] Olha só, eu esqueço o nome agora é…Grato, sou grato. Pronto, sou grato por tudo que eu tenho, sou um cara feliz. Feliz de modo geral. Modo geral."

Fotografia do Sr. Carlos com o vereador Hingo Hammes

Autoria: Acervo Pessoal CMP

Caso tenha interesse em colaborar com o projeto e queira compartilhar suas memórias afetivas com a Câmara, entre em contato com a equipe do Palácio Amarelo através das nossas redes sociais:

Instagram: @palacio_amarelo

E-mail: daupalacioamarelo@esdi.uerj.br