Palácio Amarelo: Memórias e afetividades

por Adriana Fradique publicado 12/05/2023 15h40, última modificação 12/05/2023 15h41

O conceito de Patrimônio afetivo abrange bens identificados por meio dos sentimentos de emoção e pertencimento, agregando um novo valor social para o local. Tornatore, professor universitário de patrimônio, museologia e antropologia acredita que, para além das esferas política e insititucional, as vivências e memórias dos indivíduos reconstroem e fortificam sua relação com o passado. Além disso, a educação patrimonial do Palácio é importante para a CMP e UERJ.

ENTREVISTA NATHAN FERREIRA

Nathan Ferreira, é estudante de História na UCP e estagiário responsável pela visitação na Câmara Municipal de Petrópolis, e contou sua experiência à frente dos projetos da Escola na Câmara e das visitas paralelas que acontecem por meio dos turistas. Posteriormente, ele caracteriza cada um dos programas.

Fotografias do Nathan Ferreira realizando a visita guiada para os alunos da escola municipal Bataillard

Autoria: Acervo Pessoal de Mauro

Nathan nos conta que os alunos da Escola na Câmara chegam ao Palácio Amarelo sem conhecer muito bem para que serve a Câmara ou mesmo se sentem distantes por não reconhecer o trabalho existente ali:

"...é muito legal né, nosso setor a gente trabalha principalmente com visitações agendadas pelas escolas ou visitações livres, então a gente tem um projeto da câmara nas escolas, que é a visitação feita pela escola que realizamos e explicamos como funciona o poder legislativo, executivo, judiciário, a gente mostra o prédio geralmente tem algum vereador, então a gente consegue..."

Fotografia do estagiário Nathan do Projetos Especiais na visita no Palácio Amarelo

Autoria: Acervo Pessoal de Julie Simões

Caso tenha interesse em colaborar com o projeto e queira compartilhar suas memórias afetivas com a Câmara, entre em contato com a equipe do Palácio Amarelo através das nossas redes sociais:

Instagram: @palacio_amarelo