Entrega da maquete da Casa Amarela

por Adriana Fradique publicado 29/11/2022 16h20, última modificação 29/11/2022 16h20

Os alunos Clara Galdino, Pedro Klayn e Gabriel Carvalho elaboraram uma maquete em escala 1:50 do anexo do Palácio Amarelo, a Casa Amarela, que fica localizada em um relevo aos fundos do Palácio, edificação que abriga a Câmara Municipal de Petrópolis.

A Casa Amarela apresenta um pavimento e uma cobertura de duas águas de telha cerâmica. Suas janelas e portas são de madeira pintadas de branco. A casa apresenta características que se assemelham às descritas pela autora Dora Alcântara como pertencentes aos chalés românticos petropolitanos.

Fotografia dos alunos junto com a professora e coordenadora do Projeto “Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação”, Maria das Graças Ferreira, e o diretor administrativo da Câmara Municipal de Petrópolis, Alex Christ.

Autoria: Beatriz Guerra

A maquete foi uma dentre as atividades do eixo 2 - educação patrimonial, do Projeto “Palácio Amarelo: Plano de Ação e Preservação”, os alunos representaram a casa conforme é encontrada hoje, com a pintura amarela que faz parte de sua identidade. Para a elaboração da maquete, os alunos utilizaram os desenhos que foram feitos a partir dos levantamentos realizados pela turma de alunos da UERJ.

Fotografias das fachadas das maquetes.

Autoria: Beatriz Guerra.

A maquete foi entregue à equipe da Câmara Municipal de Petrópolis e ficará exposta no hall do Palácio Amarelo para que assim fique de livre acesso e visível ao público.

Fotografia da maquete em comparação com a Casa Amarela.

Autoria: Beatriz Guerra.