Educação Patrimonial

por Adriana Fradique publicado 30/06/2021 13h38, última modificação 30/06/2021 13h38

Educação Patrimonial

O aluno do 9° período da graduação de arquitetura e urbanismo da UERJ campus Petrópolis, Mauro Portela, desenvolveu um caderno de atividades de educação patrimonial para alunos do ensino fundamental. Mauro é formado em Belas Artes e atualmente é professor de educação da rede pública do município de Petrópolis, além disso, participa do projeto de extensão sobre Educação Patrimonial da universidade sob a orientação da professora Graça Ferreira. A elaboração do caderno faz parte também de uma das ações da parceria firmada pela UERJ com a Câmara Municipal de Vereadores de Petrópolis, para realização do projeto Palácio Amarelo: ação e preservação, que visa a preservação e restauração do palácio que abriga a câmara. Estes lindos desenhos são alguns dos resultados de uma das atividades aplicadas pelo professor, onde os alunos das escolas Municipais Professora Jandir, Bordignon, Escola Municipal Bataillard, Paroquial do Loteamento e Samambaia deveriam construir um mapa mental, imaginando o percurso entre sua casa e o palácio, sem se esquecer de pontos marcantes da cidade e também do entorno do Palácio Amarelo e depois criar um desenho. Todas as práticas realizadas foram baseadas em cartilhas de educação patrimonial do IPHAN.

Yasmin da Silva Andrade,16 anos, aluna do nono ano da Escola Municipal Professora Jandira Peixoto Bordignon (2021)


Sarah Pereira da Silva, 13 anos, aluna do sétimo ano da Escola Municipal Bataillard (2021)

Breno da Souza da Silva,12 anos, aluno do sétimo ano da Escola Municipal Bataillard. (2021)

Avanços!

Está sendo desenvolvida uma ferramenta de autoavaliação para ajudar a equipe a compreender a necessidade de um novo projeto para o setor de arquivo da instituição, incluindo a avaliação de suas condições climáticas e de armazenamento. A ferramenta consiste em um questionário organizado em 4  seções: Gestão (G), Prédio & Espaço (P), Acervo (A) e Mobiliário & Pequenos Equipamentos (M). Com resultado de cada seção uma Tabela Diagnóstica será gerada, oferecendo uma visão geral da situação do Arquivo.

Esta é mais uma iniciativa que reafirma o compromisso das duas instituições com a preservação e melhoria do Palácio Amarelo, enquanto câmara de vereadores e patrimônio histórico.

 

Tecnologia

Uma outra ferramenta que auxiliará em diversos processos da preservação do Palácio e também de diferentes pontos da cidade de Petrópolis é o alerta de cheias desenvolvido pelo INEA - Instituto Estadual do Ambiente. O alerta serve para que possa haver um preparo antecipado de cuidados e precauções para a proteção de pessoas e bens quanto a desastres naturais. Sabe-se que a cidade tem histórico de inundações devido sua formação natural, e quanto mais mecanismos de proteção e prevenção, mais a cidade se mantém segura.

O sistema possui uma rede de estações telemétricas e de radares meteorológicos que enviam, em tempo real, dados de chuva e do nível dos rios monitorados.

Mapa de monitoramento disponível no site do INEA (2021)

 

É possível fazer um cadastro para receber os alertas por sms: envie uma mensagem com o seu CEP para 40199.

Você também pode acompanhar as informações atualizadas online, curtindo a página do INEA no Facebook ou segundo o perfil no Twitter e no Instagram.

 

https://www.facebook.com/alertadecheias

https://twitter.com/alertadecheias

https://www.instagram.com/alertadecheias/

http://alertadecheias.inea.rj.gov.br/mapa.php

http://www.inea.rj.gov.br/