Atividades da Equipe do Palácio Amarelo

por Adriana Fradique publicado 26/07/2023 14h46, última modificação 26/07/2023 14h46

Os estagiários da câmara e os alunos da prodocência realizam o levantamento arquitetônico de todos os ambientes internos do Palácio Amarelo. Trata-se de um edifício centenário e tombado, nesse caso, o levantamento deve ser minucioso, já que o prédio já passou por reformas e tem uma estrutura do período de 1850.

Fotografias do levantamento sendo realizado pelos alunos do Projeto

Autoria: Acervo Pessoal Maria das Graças

Após os levantamentos das medidas, os alunos se dividem na etapa seguinte, onde constroem o desenho no AutoCad. Estes levantamentos serão base para o desenvolvimento do projeto básico de restauro para futuras intervenções no edifício, e auxiliam no entendimento da situação estrutural e das patologias.

Autoria: Acervo Pessoal de Julie Simões

Na imagem, os alunos estão participando de uma aula prática de levantamento com o professor e engenheiro, Jorge Luiz, e aprenderam a utilizar novas ferramentas como o Nível.

Autoria: Acervo Pessoal de Julie Simões

Na imagem, parte da equipe, conta com o auxílio do arquiteto Filipe Graciano, em uma reunião para definir as técnicas de levantamento.

Autoria: Acervo Pessoal de Julie Simões

Caso tenha interesse em colaborar com o projeto e queira compartilhar suas memórias afetivas com a Câmara, entre em contato com a equipe do Palácio Amarelo através das nossas redes sociais:

Instagram: @palacio_amarelo

E-mail: daupalacioamarelo@esdi.uerj.br