Artigos Científicos são aprovados em eventos aclamados

por Adriana Fradique publicado 06/10/2021 16h20, última modificação 06/10/2021 16h20

A equipe do projeto de Gestão e Restauro do Palácio Amarelo teve aprovação para publicação de dois artigos científicos em eventos aclamados.

O trabalho de Educação Patrimonial coordenado pela equipe do projeto nas escolas municipais da cidade de Petrópolis, no período de abril e maio de 2021, resultou em um artigo, com a autoria da colaboradora de iniciação científica Sabrina Luise e co-autoria dos membros do núcleo de inovação Alexia Cantreva e Mauro Tavares, cujo título é: “Metodologia e criação de atividade de educação patrimonial com ‘incentivo a valorização’ de acervo com potencial museológico no Palácio Amarelo", aprovado pela Comissão Científica do 7º Seminário Internacional Museografia e Arquitetura de Museus: Tecnologia e Descolonização que será apresentado remotamente no dia 09 de novembro de 2021 na seção Petrópolis.

O outro artigo produzido pela equipe, denominado “Plano de Gestão e Preservação do Palácio Amarelo/CMP-Petrópolis/RJ” foi aprovado pelo CICOP (Centro Internacional para a Conservação do Patrimônio), de autoria da Maria das Graças Ferreira com colaboração da Patrícia Drach, Alexia Cantreva e Mauro Tavares. O objetivo do artigo é divulgar as etapas que já foram realizadas ao longo desse período de trabalho e quais serão os próximos passos adotados pela equipe. Além disso, apresenta o caderno desenvolvido pelo Mauro Tavares para o ensino nas escolas Professora Jandira Peixoto Bordignon, no bairro Quitandinha; Bataillard, no bairro Bataillard; e a Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, no bairro Samambaia para a difusão da educação patrimonial.