Vereadores aprovam lei para punir, também em âmbito municipal, responsáveis por queimadas em áreas urbanas

por juliana.fernandes — publicado 22/03/2023 15h09, última modificação 22/03/2023 15h09

Responsáveis por queimadas – seja para limpeza de terrenos ou queima de lixo e detritos – em área urbana do município podem ser punidos também em âmbito municipal. Projeto de Lei (4927/2022) dos vereadores Hingo Hammes e Fred Procópio, aprovado em 2ª discussão nesta terça-feira (21) na Câmara Municipal, prevê regulamentação municipal estabelecendo multa ao infrator, seja ele pessoa física ou jurídica. A prática, que é considerada crime federal (Lei de Crimes Ambientais, n° 9.605 de 1998), é apontada como responsável pela maioria das ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros.

A iniciativa tem como principal objetivo proteger o meio ambiente, em especial a fauna e a flora, além da preservação da saúde e da vida humana. “Com o grande volume de lixo gerado todos os dias, não é raro que pessoas queimem estes resíduos em áreas urbanas. É importante ampliar as ações de conscientização, mostrando os danos que isso pode causar, e também aumentar as punições. Não são poucos os casos em que o fogo sai do controle e se alastra pela vegetação, gerando enormes prejuízos ao meio ambiente e colocando famílias em risco, já que estamos falando de áreas habitadas”, ressalta o vereador Hingo Hammes, autor do projeto.

Coautor da iniciativa, Fred Procópio lembra que muitos incêndios de maiores proporções são iniciados a partir desta prática considerada corriqueira. "São inúmeros os prejuízos. À fauna, à flora, ao ar e à população do entorno. É algo que pode e deve ser evitado", afirma.

O Projeto de Lei, agora, seguirá para o Poder Executivo.