Vereadora indica criação do Plano Diretor de Drenagem em Petrópolis
A indicação legislativa, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, que sugere ao Executivo Municipal a realização de estudos técnicos e o envio de um projeto de lei para a criação do Plano Diretor de Drenagem no município foi aprovada na sessão desta terça-feira da Câmara.
A proposta tem como objetivo estabelecer mecanismos de gestão da infraestrutura urbana relacionados ao escoamento das águas pluviais, rios e arroios em áreas urbanas, buscando reduzir alagamentos, evitar perdas econômicas e melhorar as condições de saneamento e qualidade ambiental da cidade.
De acordo com a vereadora, o crescimento urbano desordenado e o aumento da impermeabilização do solo têm contribuído para o agravamento de problemas como enchentes, erosões e assoreamentos, que afetam diretamente o bem-estar da população.
-É fundamental que Petrópolis tenha um planejamento estratégico voltado à drenagem urbana. Com um Plano Diretor de Drenagem, poderemos proteger vidas, o patrimônio público e privado e oferecer mais segurança e tranquilidade à população petropolitana -, destacou Gilda Beatriz.
O Plano Diretor de Drenagem visa promover um planejamento sustentável da macro e microdrenagem urbana, considerando princípios econômicos, sociais e ambientais, de forma a assegurar o ordenamento das águas pluviais e minimizar os impactos das fortes chuvas que atingem a cidade.