Vereadora defende que Executivo crie curso técnico de guia de turismo regional para alunos do Ensino Médio do Liceu

por yasmim.grijo — publicado 01/04/2022 15h11, última modificação 01/04/2022 15h11

Indicação legislativa da vereadora Gilda Beatriz (PSD) aprovada na última terça-feira (29) na Câmara Municipal defende que a única unidade de ensino municipal que ainda oferece o Ensino Médio, o Liceu Municipal Cordolino Ambrósio, passe a oferecer curso técnico de guia de turismo regional para os estudantes deste segmento. A iniciativa visa garantir adequação do curso às mudanças na Lei Federal 13.415/2017, criando o Novo Ensino Médio.

“De acordo com o artigo 36 da Lei Federal 13.415, o currículo do Ensino Médio deve ser composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino. Com isso, dentro desse contexto local, podemos incluir a importância do turismo”, lembrou a vereadora.

O ensino no curso técnico é mais voltado para o mercado de trabalho. Ele ensina a exercer uma função específica e necessária no mercado da região. O curso técnico proporciona independência, porque, inserido no mercado de trabalho, o estudante pode custear suas despesas, cursos preparatórios, especializações ou mesmo a graduação.

“A lei é clara ao ressaltar a importância do Ensino Médio Técnico, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção do projeto de vida dos alunos e também para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais”, completou.

A Indicação, agora, será encaminhada ao Poder Executivo para análise.