Vereador tem proposta de concurso público para a saúde aprovada

por Adriana Fradique publicado 07/12/2021 16h16, última modificação 07/12/2021 16h16
Vereador tem proposta de concurso público para a saúde aprovada

Vereador Eduardo do Blog é o autor da proposição

A Câmara Municipal aprovou a Indicação do vereador Eduardo do Blog (REP) que aponta a necessidade de a Prefeitura de Petrópolis realizar um concurso público na área da saúde. A intenção é preencher as vagas que atualmente estão ocupadas com profissionais em regime de Recibo de Pagamento Autônomo - RPA, sem as garantias de carteira assinada.

Um concurso público para o setor estava previsto para o primeiro semestre de 2020, porém os trâmites foram atrasados devido à pandemia de Covid-19.

“A realização do concurso vai suprir a necessidade de diversas especialidades na rede pública como clínica geral, reumatologista, além de profissionais da saúde mental. Diversos postos de saúde continuam sem médicos, por isso precisamos reforçar o quadro e fortalecer a atenção básica (UBS). Um bom atendimento médico nos bairros contribui para diminuir a procura pelas UPAS, por exemplo” disse o vereador.

Recentemente, uma decisão da 4º Vara Cível de Petrópolis determinou a dispensa de servidores contratados sob o regime de RPA, embora a Lei 7.931/2020 autorize o município a contratar (em casos específicos e por prazo determinado), profissionais para preenchimento de cargos.

- Outro aspecto importante da realização do concurso é a valorização dos profissionais da Saúde. Não existe saúde pública sem profissionais bem remunerados! Os trabalhadores da Saúde desempenham um importante papel, portanto merecem todo respeito, dignidade e sobretudo segurança -, finaliza.