Vereador sugere prioridade no agendamento de consultas e cirurgias para grupos vulneráveis
Durante a sessão desta quarta-feira (12), foi aprovada a indicação legislativa do vereador Gil Magno que sugere à rede pública de saúde de Petrópolis a prioridade do agendamento de consultas e cirurgias eletivas para idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência e pacientes com indicação cirúrgica.
A ideia é garantir mais agilidade no atendimento de grupos considerados vulneráveis, reduzindo o risco de agravamento de quadros clínicos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Segundo o vereador, a proposta está em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente o da equidade no acesso aos serviços.
- Essa priorização não é um privilégio, mas uma ação de equidade. Queremos assegurar que cada pessoa receba o cuidado necessário conforme sua condição. Ao atender com mais rapidez quem mais precisa, o município também evita complicações que poderiam gerar tratamentos mais complexos e custosos no futuro-, destacou Gil Magno.
Por se tratar de uma indicação legislativa, a proposta não tem força de lei, mas funciona como uma sugestão ao prefeito para que o tema seja avaliado pelo Poder Executivo.