Vereador sugere a implantação de bueiros inteligente na cidade

por Adriana Fradique publicado 07/07/2022 17h40, última modificação 07/07/2022 17h40
Vereador sugere a implantação de bueiros inteligente na cidade

Vereador Marcelo Chitão é autor da proposta

Na sessão plenária desta quarta-feira (06), a Câmara Municipal aprovou a indicação legislativa de autoria do vereador Marcelo Chitão, que sugere a remodelação e adaptação de equipamentos públicos, bueiros e bocas de lobo para os chamados “bueiros inteligentes”.

De acordo com o texto aprovado, os “bueiros inteligentes” são cestos coletores com alças laterais de metal produzidas em diversas medidas, a fim de facilitar o trabalho de limpeza, remoção de lixo e manutenção. “Mais do que nunca, a aflição que toma conta dos nossos moradores quando chegam as chuvas, é enorme. No dia 15 de fevereiro deste ano, fomos, mais uma vez, impactados com mortes que, certamente, poderiam e deveriam ser evitadas. A ideia é tentar diminuir o impacto provocado pela avalanche de objetos que descem junto com a água”, explica Vereador Marcelo Chitão.

A proposta sugere ainda que as novas tampas dos bueiros e as cestas coletoras sejam instaladas nos mesmos locais do que os anteriores, seguindo o mesmo padrão de tamanho e formato. Os equipamentos e materiais utilizados na execução dos trabalhos de remodelação deverão seguir os padrões da ABNT.

Os bueiros servem para o escoamento da água, porém, mesmo existentes, são precários como se apresentam. A administração pública precisa pautar suas ações baseadas nos anseios da população. A remodelação e adaptação de novos bueiros poderão barrar os objetos que não podem descer as galerias, promovendo, assim, a situação ideal de permitir apenas a passagem da água -, finaliza.

A indicação legislativa segue para análise do Poder Executivo.