Vereador solicita implementação de Programa Educacional para estudantes com deficiência

por Adriana Fradique publicado 26/05/2022 14h50, última modificação 26/05/2022 14h50

Vereador Marcelo Chitão é autor da proposta

No último dia 18 de maio, a Câmara Municipal aprovou uma Indicação Legislativa de autoria do vereador Marcelo Chitão (PL) que sugere a implementação do Programa Educacional para a prática de Educação Física Adaptada para estudantes com deficiência.

O objetivo é promover a capacitação de professores da área de educação física para a aplicação do Programa, além de garantir a adequação dos espaços para as atividades adotadas nos termos de legislação vigente no que fere a acessibilidade. “A Educação Inclusiva é baseada numa questão de direitos humanos, ou seja, apesar das diferenças, todos nós temos direitos iguais.

Isto significa educar todos os estudantes em salas regulares, com oportunidades educacionais adequadas e ajustadas às suas necessidades e habilidades”, pontua Chitão.

O vereador explica, ainda, que a Escola Inclusiva é um lugar no qual todos são aceitos e ajudados por seus colegas e outros membros da comunidade escolar, celebrando a diferença, apoiando e respondendo as necessidades individuais dos alunos.

- Acreditamos que o livre acesso e acolhimento, bem como todo o suporte para que o estudante com deficiência possa participar ativamente das aulas e ter entrosamento com os professores e amigos, possam garantir o seu pleno direito de inclusão e desenvolvimento -, finaliza.

A indicação legislativa segue para a avaliação do Executivo Municipal.