Vereador solicita criação de Clínica Veterinária pública em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 06/10/2022 17h35, última modificação 06/10/2022 17h35
Vereador solicita criação de Clínica Veterinária pública em Petrópolis

Vereador Domingos Protetor é autor da indicação

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (06), uma indicação legislativa de autoria do vereador Domingos Protetor que solicita a criação de uma clínica veterinária pública em Petrópolis.

O parlamentar destaca que, infelizmente, a cidade ainda não conta com uma estrutura adequada para atender animais vítimas de maus-tratos, tampouco aqueles vítimas de atropelamento. “Lamentavelmente, a prática de maus-tratos ainda é muito recorrente, sendo inúmeros os casos denunciados à Coordenadoria Municipal de Bem Estar Animal – COBEA e presenciados por mim, durante meu trabalho de protetor. Por mês, resgato ao menos 30 animais, que encaminho para tratamento, arco com remédios e demais gastos até que o animal consiga uma família”, conta Domingos.

O texto aprovado pontua que, atualmente, o trabalho de resgate e encaminhamento de tais animais para os devidos cuidados veterinários, vem sendo realizado apenas por protetores voluntários que, mesmo não possuindo condições, sacrificam a própria situação financeira em nome da causa animal. “Os tratamentos e medicamentos veterinários, em geral, são muito caros e a maioria desses protetores não consegue arcar com procedimentos tão onerosos. Por conta da enorme quantidade de animais necessitados, é praticamente impossível atender a todas as demandas, não sendo raro que um animal venha a óbito por falta de atendimento veterinário. Logo, a construção de uma clínica pública ajudaria absurdamente, não apenas os animais, como os protetores voluntários da cidade”, defende o vereador.

A proposta seguirá para análise do Poder Executivo.