Vereador se reúne para tratar da segurança das capivaras em Petrópolis

por adm publicado 01/04/2021 13h16, última modificação 01/04/2021 13h16

O vereador Domingos Protetor (PSC) se reuniu na tarde da quinta-feira (28) com a Procuradora da República, Vanessa Seguezzi, a CPTRANS, a Secretaria de Meio Ambiente, o Iphan e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO para debater sobre proteção das capivaras na cidade. A reunião teve como objetivo apontar os locais onde este animal mais se concentra e buscar formas de desviá-las do trânsito para minimizar e evitar acidentes.

A iniciativa partiu do Ministério Público Federal, que convidou o vereador, que hoje preside a Comissão de Meio Ambiente, Defesa Civil e Proteção Animal, para a conversa. “Expliquei qual o ciclo de reprodução destes animais silvestres, locais onde se concentram e o motivo pelo qual ficam na beira dos rios. É importante entendermos que elas são vítimas e não são agressivas, somente defendem a si e suas crias. Temos que protegê-las até mesmo para evitar acidentes não só com as capivaras, como também com pessoas”, explica Domingos Protetor.

Ficou decidido que no dia 5 de março haverá uma vistoria nos locais indicados para que seja estudada uma forma de desvio das capivaras. “Provavelmente, será um desvio natural ou com gradis dentro dos rios para que elas andem por um local mais seguro e não cheguem até o trânsito”, finaliza o vereador.