Vereador quer sinalização sonora para deficientes visuais nos semáforos de Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 16/09/2021 14h49, última modificação 16/09/2021 14h49

Vereador Marcelo Chitão é autor da proposta

Na sessão desta terça-feira (14), foi aprovada na Câmara Municipal de Petrópolis, o Projeto de Lei de autoria do vereador Marcelo Chitão que solicita a sinalização sonora para deficientes visuais nos semáforos de Petrópolis.

Segundo o vereador, em uma resolução publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em 2017, os municípios tinham até o dia 31 de dezembro deste ano para se adaptarem e atenderem todas as exigências estabelecidas. ''Conforme a legislação brasileira, os semáforos para pedestres instalados nas vias públicas de grande circulação ou em locais que fornecem acesso a serviços de reabilitação devem, obrigatoriamente, estar equipados com mecanismos que emitam sinais sonoros suaves para a orientação dos pedestres'', destacou.

A proposta sugere que ao chegar ao local de travessia, o deficiente faça contato com o aparelho e leia as instruções de uso em braile. Após apertar o botão durante três segundos, ele será informado sobre a cadência dos sinais sonoros.''Além de prover esses equipamentos, os municípios devem educar os pedestres para sua correta utilização. Um trânsito melhor só é feito com a ajuda de todos e a consciência dos motoristas'', finaliza o vereador.

O Projeto segue para análise do Executivo.