Vereador quer Política Municipal de Atenção à Saúde Mental em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 26/01/2024 14h19, última modificação 26/01/2024 14h19
Vereador quer Política Municipal de Atenção à Saúde Mental em Petrópolis

Vereador Dudu é o autor do projeto

A Câmara Municipal aprovou, na sessão desta quinta-feira (25), um Projeto de Lei de autoria do vereador Dudu que institui a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental. A intenção do projeto é criar uma estratégia para integração e articulação das áreas de Educação e Saúde no desenvolvimento de ações de promoção sobre o assunto e também garantir o acesso à atenção psicossocial, informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidados com a saúde mental.

O texto do projeto prevê ações e palestras relacionados ao tema nas escolas e unidades de saúde do município, criação de protocolos de atendimento no ambiente escolar e detecção precoce de sinais que demandam atenção à saúde mental de crianças e adolescentes com o respectivo acompanhamento especializado. Será assegurada ainda a assistência psicológica às pessoas vítimas de violência doméstica e familiar, abuso sexual e qualquer tipo de discriminação, independentemente da fase processual de apuração do ilícito.

A Política Municipal de Atenção à Saúde Mental deverá ser estruturada de forma constante ao longo do calendário anual, sendo permitidas ações especiais durante o chamado "Setembro Amarelo", desde que não representem uma limitação das atividades a apenas este mês.

Para Dudu, os transtornos mentais são também a principal causa de incapacidade da população. "Há ainda o estigma, a discriminação e as violações de direitos humanos contra pessoas com problemas de saúde mental. Para se ter ideia, 20 países ainda criminalizam a tentativa de suicídio. As pessoas mais pobres e desfavorecidas correm maior risco de problemas de saúde mental e também são as menos propensas a receber serviços adequados", ressalta o vereador.

O projeto segue agora para a análise do Executivo.