Vereador quer estudo para implantação de biousina para tratamento de resíduos sólidos em Petrópolis

por Tarsila Rangel publicado 24/01/2024 15h53, última modificação 24/01/2024 15h53

Vereador Júnior Paixão

A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (24), uma indicação legislativa de autoria do vereador Júnior Paixão que sugere ao Executivo Municipal a necessidade da criação de um grupo de estudo para análise da viabilidade técnica e financeira para a instalação de uma biousina para tratamento de resíduos sólidos urbanos no município.

De acordo com o vereador, o objetivo é diminuir o impacto social e ambiental provocado pelos resíduos urbanos. O projeto também busca trabalhar a inclusão social dos catadores de material reciclado.

Com tecnologia 100% nacional e atendendo todos os padrões estabelecidos pela Lei nº 12.305 de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a usina forneceria um novo sistema, limpo e autossustentável. Numa sistemática de separação dos materiais recicláveis – plásticos, alumínio, ferro, papelão, vidros e outros – e através de um processo de choque térmico e trituração, estes resíduos são transformados em biomassa de alto potencial energético. A matéria processada gera 30% de bio-óleo ou óleo negro, 20% de carvão e 10% de ácido pirolenhoso.

“A biousina funciona como um centro de referência para tratamento de resíduos sólidos urbanos. Durante o processo, esses resíduos deixam de ser lixo e ganham status de capital natural. Estima-se ainda que uma unidade com capacidade de processamento de até oito toneladas/hora deverá gerar em torno de 30 empregos diretos por turno de serviço”, explicou o vereador.

A proposta aguarda análise da Prefeitura.