Vereador propõe incentivo à prática de atividades físicas por pessoas idosas e a promoção de campeonatos municipais da terceira idade

por Adriana Fradique publicado 20/09/2022 16h57, última modificação 20/09/2022 16h57

A iniciativa é do Vereador Marcelo Chitão

Durante sessão plenária desta terça-feira (20), na Câmara Municipal, foi aprovada uma indicação legislativa de autoria do vereador Marcelo Chitão que propõe ao Executivo Municipal o incentivo à prática de atividades físicas por pessoas idosas e a promoção de campeonatos municipais da terceira idade.

De acordo com o texto aprovado, atualmente, Petrópolis possui cerca de 50 mil idosos, ou seja, 16% da população do município. Portanto, a proposta indica que as atividades sejam adaptadas às condições físicas destas pessoas e que sejam realizadas em espaços públicos comumente frequentados pela terceira idade, além da promoção de campeonatos para estimular ainda mais sua participação.

“Estudos comprovam que a atividade física e prática esportiva propiciam benefícios à saúde física e mental dos praticantes, ajudando na socialização. No caso dos idosos, servirão como ferramenta no combate à solidão e ao abandono, que comumente os afligem, e melhora da qualidade de vida e da autoestima”, defende Chitão.

O anteprojeto apresentado sugere que o Executivo celebre convênios e parcerias junto às federações e clubes visando o aprimoramento do ensino, prática e desenvolvimento das atividades físicas e a promoção de campeonatos. Além disso, para a aquisição de eventuais equipamentos, cessão de profissionais das áreas afins e cessão de espaços para a prática das atividades ou campeonatos, poderão ser feitas doações por pessoas físicas e jurídicas de direito público e privado, além do voluntariado.

A proposta segue para análise da Prefeitura.