Vereador propõe criação do Programa “Pequeno Grande Agricultor”

por Tarsila Rangel publicado 17/10/2023 17h45, última modificação 17/10/2023 17h45
Vereador propõe criação do Programa “Pequeno Grande Agricultor”

Vereador Júnior Paixão

Em sessão plenária desta terça-feira (17), a Câmara Municipal aprovou indicação legislativa de autoria do vereador Júnior Paixão a qual sugere a criação do Programa “Pequeno Grande Agricultor” nas escolas do campo, em Petrópolis.

O objetivo é valorizar, incentivar e conscientizar crianças e adolescentes moradores das regiões rurais sobre o valor do trabalho no campo. “A criança do meio rural deve ser valorizada pela importância que esta atividade oferece para toda nossa sociedade, notadamente para a segurança alimentar. Com o constante abandono dos jovens do meio rural entendemos que não basta apenas a origem e o aprendizado em família. A motivação deve ter uma continuidade na escola, principalmente nas primeiras séries do ensino fundamental”, afirma Paixão.

O Programa “Pequeno Grande Agricultor” tem como premissa o respeito à diversidade do campo em seus aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos, valorização da identidade da escola do campo por meio de projetos pedagógicos com conteúdos curriculares e metodologias adequadas às reais necessidades dos alunos, valorização do trabalho rural como importante recurso para elevação da autoestima dos estudantes e controle social da qualidade da educação escolar, mediante a efetiva participação da comunidade.

Além disso, a proposta busca incentivar a formulação de projetos pedagógicos específicos para as escolas do campo, estimulando o desenvolvimento dos colégios como espaços públicos de investigação e articulação de experiências e estudos direcionados para o desenvolvimento social, economicamente justo e ambientalmente sustentável, em articulação com o mundo do trabalho.

“Sabemos que é importante a Prefeitura investir em recuperar as estradas vicinais, ampliar os espaços de comercialização para o agricultor familiar, criar programas de apoio à produção rural, porém, sem um programa de valorização da atividade rural para as crianças e adolescentes, o município perderá progressivamente seus agricultores. O esvaziamento do campo e o envelhecimento da agricultura familiar são fenômenos mundiais e nacionais, mas que alguns municípios estão conseguindo atenuar com ações e programas de fortalecimento das áreas rurais”, completa o vereador.

O anteprojeto apresentado também indica que haja o desenvolvimento de políticas de formação de profissionais da educação para o atendimento da especificidade das escolas do campo, considerando as condições concretas da produção, novas tecnologias de produção e atividade social da vida no campo. “Percebemos que tudo motiva o jovem a gostar cada vez mais das atividades urbanas e, com as dificuldades da infraestrutura deficiente do campo, cresce o abandono do meio rural. A pressão da cultura urbana é muito forte, levando as crianças e jovens do campo se sentirem ‘menores’ ou ‘envergonhados’ por serem da roça. É neste momento que um programa como o “Pequeno Grande Agricultor” poderá atuar, despertando e fortalecendo nos jovens o orgulho de ser agricultor e o seu papel fundamental na sociedade.

A indicação legislativa segue para análise da Prefeitura.