Vereador propõe criação do Museu do Agricultor em Petrópolis

por Tarsila Rangel publicado 11/10/2023 15h28, última modificação 11/10/2023 15h28
Vereador propõe criação do Museu do Agricultor em Petrópolis

Vereador Júnior Paixão

A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (11), uma indicação legislativa de autoria do vereador Júnior Paixão que solicita a criação do Museu do Agricultor em Petrópolis.

Para o parlamentar, é importante difundir a história dos agricultores e mostrar que ela é rica, porém se encontra esquecida nos dias atuais. “A força e a coragem de homens e mulheres que ocuparam o território petropolitano, abrindo as áreas com a força dos braços de toda família, merece ser preservada e contada para as futuras gerações. A ideia é criar um grupo de estudo para implantação do Museu, levantar as possibilidades de verbas, de acervo e toda a complexidade que envolve a criação de um espaço como esse. Podemos, inclusive, utilizar uma área no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes”, sugere.

O vereador ressalta, ainda, que o local terá aspecto turístico para agregar ao município. “Com a rápida mudança de perfil da população brasileira, a partir dos anos 50, de rural para urbana, quase todos têm um ascendente de 1º, 2º ou 3º grau que veio do campo, que já ouviram histórias sobre a lida na roça e gostariam de conhecer um pouco destas memórias”, comenta Paixão.

“Nem todos conhecem a história da Fazenda Quitandinha, por exemplo, que vendia sua produção em uma pequena quitanda que acabou virando nome de bairro e do famoso cassino. Também podemos contar sobre as uvas plantadas pelos imigrantes italianos que formaram o Vale das Videiras, a cultura dos imigrantes portugueses que trouxeram as técnicas de cultivo em terraço para o Caxambu, sobre a produção de flores no Bonfim e Taquaril, sobre os tropeiros do Brejal que levavam sua produção para a estação de trem... São muitas as histórias que podemos citar para justificar a criação do Museu do Agricultor”, finaliza.

A proposta agora aguarda análise do Poder Executivo.