Vereador propõe criação de comissão especial de drenagem e requalificação de rios de Petrópolis

por juliana.fernandes — publicado 01/02/2023 16h56, última modificação 01/02/2023 16h56

A Câmara de Petrópolis aprovou nesta terça-feira (31) requerimento do vereador Fred Procópio para a criação de uma Comissão Especial para acompanhar e discutir o trabalho de drenagem e requalificação dos rios no município. A proposta é que a comissão acompanhe mais de perto as soluções que começaram a ser apontadas por estudos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e do Ministério do Desenvolvimento Regional, que exigirão do poder público, em todas as esferas, um trabalho de médio e longo prazo para sanar os problemas que foram detectados.

Ao defender a criação da comissão, Fred Procópio, que por três anos e meio foi secretário municipal de Meio Ambiente, lembrou que a tragédia registrada em fevereiro e março de 2022 mudou a configuração de toda a cidade. “Hoje estamos vendo as águas com maior velocidade e os rios transbordando mais rapidamente. Temos muito trabalho pela frente e o Legislativo precisa acompanhar tudo isso de perto, fiscalizando e contribuindo com a discussão”, disse ele, que também presidiu a Comissão Especial de Finanças, Infraestrutura e Retomada Econômica criada na Câmara para acompanhar os desdobramentos do temporal.

O vereador explicou que a discussão sobre o tema precisa ser ampla. “Não basta discutir o que vai fazer com o rio. É como vai fazer. Precisamos pensar em maneiras de remediar a impermeabilização de solo criada ao redor ao longo dos anos, pensar em formas de reduzir a velocidade da água. Temos sérios problemas estruturais que precisam ser remediados, mas isso precisa ser discutido com a sociedade, de maneira clara”, frisou Fred Procópio.