Vereador propõe criação da Semana Municipal de Atenção à Saúde Ocular

por yasmim.grijo — publicado 16/11/2022 19h09, última modificação 16/11/2022 19h09

A Câmara Municipal aprovou, durante a sessão plenária desta quarta-feira (16), um Projeto de Lei de autoria do vereador Eduardo do Blog que institui a Semana Municipal de Atenção à Saúde Ocular no calendário oficial do município. A data deve ser comemorada, anualmente, na semana do dia 10 de julho.

Segundo o autor da proposta, Eduardo do Blog, o objetivo do projeto é a ampla divulgação acerca da importância da saúde ocular, devendo ser incentivada a realização de palestras, reuniões, encontros, debates e outras iniciativas de acordo com o tema. “Queremos ampliar a assistência aos pacientes e a consciência pública sobre os métodos de prevenção e tratamento adotados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, justifica.

Para o desenvolvimento do projeto, está previsto que o Poder Executivo poderá realizar convênios ou parcerias com entidades sociais, visando a promoção de exames, tratamentos e cursos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente, 285 milhões de pessoas manifestam algum problema de visão do mundo. No Brasil, o censo demográfico de 2010 (o mais recente coordenado pelo IBGE), dá conta de que cerca de 35 milhões dos brasileiros apresentam algum grau de distúrbio visual e mais de 1,2 milhão vivem quadros de cegueira. De todas essas situações relatadas, entre 60% a 80% dos desequilíbrios oculares podem ser evitados ou tratados.

- Ainda que a saúde ocular esteja diretamente ligada ao bem-estar, muitas vezes é deixado de lado. É comum que a preocupação com os olhos só apareça quando surge algum problema e isso não é o certo. Por isso, queremos dar importância aos exames periódicos para a detecção das doenças, evitando estragos maiores no futuro e, também, para que após a identificação do distúrbio, seja iniciado o tratamento indicado para cada caso -, finaliza Eduardo.

O projeto segue para avaliação do Poder Executivo Municipal.