Vereador propõe contratação de empresa para prestação de serviço de segurança nas escolas em Petrópolis

por Tarsila Rangel publicado 12/04/2023 18h10, última modificação 12/04/2023 18h10

Vereador Eduardo do Blog

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, nesta quarta-feira (12), propositura de autoria do vereador Eduardo do Blog, Presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da Câmara, que estabelece ao Poder Executivo a contratação de empresa para prestação de serviços de segurança nas instituições de ensino do Município, tendo em vista as recentes notícias sobre supostos ataques e invasões às escolas.

O vereador afirma que a proposta tem como objetivo proteger professores, funcionários, alunos e responsáveis de possíveis casos de violência. “É necessário que tenhamos profissionais devidamente habilitados, treinados e equipados na vigilância dos prédios escolares. Além disso, as instituições devem ser equipadas com detectores de metais e câmeras de segurança. Acredito na viabilidade desta ação, já que tivemos um aumento no orçamento municipal anual em cerca de R$ 300 milhões. A vida das nossas crianças não tem preço. Como pai, compartilho desse sentimento de insegurança com outros responsáveis. Precisamos agir com urgência”, diz.

Eduardo relata que já propôs ações junto ao Governo do Estado para aumento dos efetivos policiais em Petrópolis, no entanto, enquanto medida de efeito imediato, a indicação servirá para resguardar os alunos por meio de segurança profissional. “Ações básicas em conjunto com a alocação de profissionais, como instalação de detectores de metais nas entradas das instituições, bem como vigilância e revista em quem acessa os prédios de ensino poderão evitar a entrada de pessoas maliciosas e itens perigosos”, finaliza o vereador.

A indicação segue agora para análise pela Prefeitura.