Vereador propõe ampliação da gratuidade no estacionamento rotativo para doadores de sangue
A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, nesta terça-feira (05), a indicação legislativa de autoria do vereador Dr. Aloísio Barbosa sugerindo a alteração do artigo 1º da Lei nº 7.637, de 28 de fevereiro de 2018, com o objetivo de ampliar o tempo de gratuidade no estacionamento rotativo público para doadores de sangue. A proposta visa estender o benefício de uma para duas horas gratuitas, como forma de facilitar e incentivar esse importante ato de solidariedade.
De acordo com o parlamentar, a doação de sangue é essencial para o funcionamento do sistema de saúde e, muitas vezes, o tempo atualmente concedido não é suficiente para abranger todo o processo, que inclui cadastro, coleta, recuperação e eventuais imprevistos.
“A ampliação da gratuidade no estacionamento é uma forma de valorizar quem doa sangue e eliminar barreiras que possam desestimular a adesão. Um gesto simples, como essa hora adicional, pode fazer toda a diferença na vida de quem precisa de uma transfusão”, afirmou Dr. Aloisio.
O anteprojeto proposto mantém os demais dispositivos da lei inalterados, modificando apenas o artigo 1º para assegurar o tempo de duas horas de isenção. A medida, segundo o vereador, além de ser um reconhecimento simbólico, contribui diretamente para o aumento nos estoques dos bancos de sangue, beneficiando toda a população.
A proposta agora aguarda análise do Poder Executivo para que possa ser transformada em projeto de lei e, futuramente, votada na Câmara Municipal.