Vereador propõe a criação do "Programa Águas Comunitárias" em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 08/07/2022 13h59, última modificação 08/07/2022 13h59
Vereador propõe a criação do "Programa Águas Comunitárias" em Petrópolis

Vereador Junior Paixão (DC) é o autor da proposição

A Câmara Municipal aprovou nesta quinta-feira (07) uma proposta de autoria do vereador Junior Paixão que sugere a criação do "Programa Águas Comunitárias" no município. A iniciativa tem como intuito estabelecer a recuperação e proteção das nascentes, contribuindo para amenizar os problemas de escassez e de contaminação das águas, trazendo um maior equilíbrio ambiental.

“O Programa, além de gerar trabalho e renda dentro das comunidades, pretende levar conhecimento sobre a educação ambiental, além de aproximar os moradores e colocar em contato direto com suas associações e lideranças comunitárias, facilitando a integração mais imediata e efetiva no controle da poluição dos cursos d’água”, pontua o vereador.

Para a realização das finalidades do Programa, serão sugeridos ao Poder Executivo que seja firmado convênios com associações de moradores ou de produtores rurais, visando a prestação de serviços previstos. Além disso, o projeto irá mapear áreas que necessitem de ações de recuperação, utilizando uma rede de agentes locais que atuarão nesses pontos.

A Indicação Legislativa segue para análise do Poder Executivo.