Vereador propõe a criação do Programa Aceiros da Prevenção

por Tarsila Rangel publicado 04/04/2023 17h35, última modificação 04/04/2023 17h35
Vereador propõe a criação do Programa Aceiros da Prevenção

Vereador Júnior Paixão

A Câmara Municipal aprovou, em sessão plenária desta terça-feira (04), uma indicação legislativa de autoria do vereador Júnior Paixão que cria o Programa Aceiros da Prevenção, a fim de mapear zonas de risco de incêndio florestal e sua proximidade com unidades de conservação.

A proposta indica que sejam realizados aceiros em áreas prioritárias, onde o proprietário do local não tenha condições financeiras de realizar o serviço. "Aceiro é uma técnica preventiva que busca quebrar a continuidade do material combustível e constitui em faixas livres de vegetação, onde o solo mineral é exposto, distribuídas através da área florestal, de acordo com as necessidades de proteção", explica o vereador.

O texto aprovado relata que as legislações federal e estadual versam sobre o tema, porém, não contemplam a questão das dificuldades financeiras de muitos moradores em fazer o aceiro de forma correta. "Petrópolis sofre todos os anos com diversos incêndios florestais e queimadas que prejudicam o meio ambiente, as nascentes e a população que mora nos arredores destes incêndios, que começa a sentir o ar pesado e a garganta seca. Além disso, a fumaça prejudica as crianças, em especial aquelas que têm alergia ou outras doenças respiratórias. Por isso precisamos garantir a preservação das áreas verdes, a proteção dos recursos hídricos e a segurança dos moradores", finaliza Paixão.

A indicação legislativa segue para apreciação do Poder Executivo.