Vereador propõe a criação do Dia Municipal do Imigrante Italiano

por Adriana Fradique publicado 13/07/2022 17h59, última modificação 13/07/2022 17h59
Vereador propõe a criação do Dia Municipal do Imigrante Italiano

Vereador Fred Procópio (PL) é o autor do projeto

A Câmara Municipal aprovou, durante sessão plenária desta quarta-feira (13), um Projeto de Lei de autoria do vereador Fred Procópio (PL) que institui o “Dia Municipal do Imigrante Italiano”. A proposta é que seja comemorado, anualmente, no dia 4 de setembro.

De acordo com o vereador, os imigrantes italianos têm uma grande relevância para a história de Petrópolis, por isso a importância de criar uma data comemorativa para celebrar sua vinda para o Brasil e lembrar de todo o amparo e participação que tiveram na construção do município. “Desde 1845 até meados do século XX, a nossa cidade foi privilegiada pela vinda de inúmeros italianos que deram um formato especial à nossa cultura e que, também, são revelados por documentos históricos, depoimentos dos mais idosos e por outras fontes de pesquisa”, ressalta.

O vereador justifica, ainda, o motivo da data escolhida. “A primeira italiana que chegou ao país foi S.A Imperial Dona Teresa Cristina Maria – Imperatriz do Brasil, que desembarcou no porto do Rio de Janeiro no dia 4 de setembro, por isso, a escolha para prestigiar os imigrantes italianos”, finaliza Procópio.

O Projeto de Lei segue para sanção do Poder Executivo.