Vereador propõe a criação do Dia Municipal da Equoterapia

por yasmim.grijo — publicado 08/11/2022 17h25, última modificação 08/11/2022 17h25

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (08), um Projeto de Lei de autoria do vereador Junior Coruja que institui o Dia Municipal da Equoterapia, com o objetivo de incentivar a prática de terapia assistida por cavalos em Petrópolis. O texto aprovado prevê a data comemorativa no dia 9 de Agosto.

De acordo com o vereador, a proposta busca promover através da equoterapia o tratamento de lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas disfunções sensoriomotores, distúrbios evolutivos comportamentais de aprendizagem emocionais, atraso nas etapas de desenvolvimento por paralisia cerebral, transtorno de espectro autista – TDAH, sequelas de AVC e doenças de Parkinson.

- Como recurso complementar no tratamento de pacientes neurológicos, o cavalo surge no âmbito terapêutico possibilitando uma facilidade na melhora física, emocional, social e educacional. Para pessoas com deficiência, o cavalo torna-se uma experiência e um desafio estimulante -, justifica o vereador Junior Coruja.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.

O projeto aguarda parecer do Executivo Municipal.