Vereador propõe a criação de censo quantitativo de animais domésticos em Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 15/09/2022 17h43, última modificação 15/09/2022 17h43

Vereador Domingos Protetor é autor da indicação

A Câmara Municipal aprovou, durante sessão plenária desta quinta-feira (15), uma indicação legislativa de autoria do vereador Domingos Protetor que sugere a criação do censo quantitativo de animais domésticos em Petrópolis.

De acordo com o vereador, esta quantificação permitirá a elaboração de políticas públicas voltadas à saúde pública e ao bem estar animal, tais como programas de castração, vacinação, vermifugação, dentre outras.

“A causa animal tem relação direta com a saúde pública. Os impactos resultantes do abandono de animais, bem como de sua procriação descontrolada, geram um problema para o município. Hoje não temos noção correta da quantidade de animais em nossa cidade. Temos, apenas, uma estimativa, de acordo com a vacinação antirrábica, mas infelizmente nem todos levam seus pets para vacinar”, relata Domingos.

O parlamentar comenta que tal medida irá contribuir com o programa de microchipagem destes animais, proposta também de sua autoria já aprovada na Casa Legislativa. “Se conseguirmos ter o controle populacional, ficará mais fácil identificar se um animal na rua está perdido ou se foi abandonado, além de poder incluir suas informações no banco de dados da Prefeitura e, enfim, poder chipá-lo”, finaliza Domingos Protetor.

A indicação legislativa segue para análise do Poder Executivo.