Vereador propõe a criação da Semana Municipal da Cultura Geek

por Adriana Fradique publicado 21/02/2024 15h54, última modificação 21/02/2024 15h54
Vereador propõe a criação da Semana Municipal da Cultura Geek

Vereador Domingos Protetor é o autor do projeto

A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (21), um projeto de lei de autoria do vereador Domingos Protetor que institui, em Petrópolis, a Semana Municipal da Cultura Geek, a ser comemorada, anualmente, na semana do dia 04 de maio, data que celebra o “Star Wars Day” (Dia do “Star Wars”), já que o lançamento deste filme é considerado como o marco desta cultura.

O texto aprovado explica que a "Cultura Geek" se caracteriza como um estilo de vida no qual os indivíduos se interessam por tudo que está relacionado à tecnologia e eletrônica. Além disso, gostam de filmes de ficção científica, são aficionados por jogos eletrônicos e jogos de tabuleiro, mangás, animes e cosplay (forma de expressão em que, ao se fantasiar de um personagem, realiza uma performance, mostrando como é ser uma nova pessoa).

Segundo um levantamento feito pela Brandar Consulting, por encomenda da Licensing International, produtos geek alimentam um mercado mundial que faturou cerca de 300 bilhões de dólares em 2022. No Brasil, o valor gira em torno de R$ 21,5 bilhões, em 2021, segundo dados da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral).

"Está claro que o universo da cultura geek é um importante propulsor da economia. No Brasil, vem crescendo cada vez mais e se mostrando como uma verdadeira tendência na cultura contemporânea. Por isso, este projeto de lei busca valorizar e fomentar a temática, promovendo eventos de acessibilidade a todos os interessados nesta vertente cultural", pontua Domingos Protetor.

A Semana da Cultura Geek também tem como objetivos reconhecer e integrar a importância deste estilo de vida na formação social e intelectual dos munícipes; promover eventos nos quais a população possa interagir com os elementos da cultura geek; e propiciar ações de entretenimento à comunidade local.

Para isso, o governo municipal poderá organizar exposições, palestras, feiras de livros, mangás e demais literaturas relacionadas, campeonatos e torneios de jogos eletrônicos e de tabuleiro, concursos de cosplay e desenhos, fóruns de discussão, apresentação e disseminação de inovação tecnológica, sessões e maratonas públicas de filmes, animes e séries, exposições.

A proposta segue para análise do Poder Executivo.