Câmara aprova proposta para criação de UPA no Quitandinha

por Adriana Fradique publicado 02/03/2023 18h25, última modificação 04/03/2023 11h34
Câmara aprova proposta para criação de UPA no Quitandinha

Vereador Eduardo do Blog é o autor da indicação

Foi aprovada na Câmara Municipal de Petrópolis, na sessão da última quarta-feira (1), Indicação do vereador Eduardo do Blog (REPUBLICANOS) que pede a instalação de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Quitandinha.

A UPA 24h oferece estrutura com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, fazendo parte da rede de atenção às urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos na saúde de complexidade intermediária, ajudando a compor uma rede organizada em conjunto com as atenções básica, hospitalar, domiciliar e o SAMU 192.

"A instalação de uma UPA Quitandinha é uma necessidade urgente para garantir o acesso a uma saúde de qualidade pela população local", ressalta Eduardo, que completa: “A UPA é um serviço essencial, proporcionando tratamento imediato a pacientes com condições médicas urgentes. Queremos um sistema de saúde mais equitativo e justo”.

O parlamentar lembra a importância da instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento no Quitandinha, por ser uma região de grandes proporções que abriga muitos cidadãos petropolitanos. O vereador destaca, ainda, outros benefícios visados por sua Indicação.

"A Unidade de Saúde no Quitandinha será capaz de melhor atender a população local. Estamos falando de quase vinte mil pessoas no bairro, isso sem considerarmos outras áreas próximas que também serão beneficiadas. Não se trata apenas de fornecer um serviço de saúde de qualidade aos cidadãos. A instalação da UPA no Quitandinha poderá, ainda, gerar uma melhora na mobilidade urbana e no bolso do cidadão petropolitano, uma vez que os moradores do local não precisarão se deslocar por grandes distâncias para conseguirem atendimento e usufruírem do serviço de saúde público", finaliza o vereador.