Vereador pede que empresas de ônibus sejam obrigadas, por contrato, a oferecer treinamento a motoristas sobre atuação em enchentes

por juliana.fernandes — publicado 11/03/2022 10h45, última modificação 11/03/2022 10h53

O pedido foi feito pelo vereador Domingos Protetor (PSC)

Indicação Legislativa aprovada na última terça-feira (8/3) na Câmara Municipal cobra que a Prefeitura crie, nos contratos com as empresas concessionárias de transporte público da cidade, cláusula que obrigue a oferta, aos motoristas, de programa de treinamento que prepare para a atuação dos mesmos em casos de enchentes. A iniciativa é do vereador Domingos Protetor (PSC), e tem como objetivo garantir a capacitação permanente destes profissionais para a atuação preventiva, criando protocolos para evitar ocorrências como a registrada no dia 15 de fevereiro, quando dois ônibus acabaram arrastados pela força das águas na Rua Coronel Veiga.

Domingos Protetor lembra que os motoristas dos dois veículos acionaram as alavancas de emergência dos coletivos e tentaram, com a ajuda de voluntários, retirar o máximo possível de passageiros, mas a água subiu rapidamente e a queda de uma barreira num ponto próximo acabou contribuindo para o desfecho trágico. “Temos que aprender as lições que essa tragédia nos deixou. É necessário haver uma capacitação mais ampla, com protocolos claros, que permitam a proteção dos funcionários e dos passageiros”, defende.

O vereador elogiou, no plenário, a atuação dos motoristas no dia da tragédia. “Mas é fato que há necessidade de uma capacitação específica que permita ação mais assertiva em momentos como este. Com a Indicação Legislativa, queremos que o Poder Executivo exija, em seus contratos junto às concessionárias, que as mesmas ofereçam um programa permanente aos funcionários”, lembrou.

A Indicação Legislativa, agora, será encaminhada ao Poder Executivo para análise.