Vereador pede ecobarreiras nos rios de Petrópolis

por Adriana Fradique publicado 08/02/2023 16h09, última modificação 08/02/2023 16h09
Vereador pede ecobarreiras nos rios de Petrópolis

Vereador Marcelo Lessa é o autor da indicação

A Câmara Municipal aprovou, na sessão dessa quarta-feira (08), uma indicação que pede a instalação de sistema de ecobarreiras para a contenção de resíduos sólidos nos rios e córregos de Petrópolis. A iniciativa é do vereador Marcelo Lessa (SD).

- A ecobarreira é uma estrutura flutuante móvel que impede a passagem de objetos que foram jogados e estão boiando nos rios. Nossa proposta visa amenizar a poluição hídrica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade -, explica Lessa.

As ecobarreiras bloqueiam o escoamento de lixo flutuante, como plásticos e descartáveis, para que seja feita a correta captura e descarte. Esses resíduos aumentam o assoreamento e a contaminação dos rios, desequilibrando a flora e a fauna, causando odores desagradáveis e ainda podendo alterar o sistema de circulação das águas.

“Nossa sugestão é uma medida de baixo impacto orçamentário e com alto retorno, pois ajuda a solucionar o problema de descarte inadequado de lixo sólido nos córregos e rios da nossa cidade”, finaliza Marcelo.

A proposta segue para análise do Poder Executivo.