Vereador pede concurso público para Guarda Civil

por Adriana Fradique publicado 07/03/2024 15h33, última modificação 07/03/2024 15h33
Vereador pede concurso público para Guarda Civil

Vereador Octavio é o autor da indicação

A Câmara aprovou uma indicação legislativa, de autoria do vereador Octavio Sampaio, que pede a realização de concurso público para a Guarda Civil Municipal de Petrópolis.

Octavio explica que “atualmente a Guarda Municipal está com o quadro de servidores reduzido para um número abaixo do exigido pela Lei Municipal 6522/2008, contando apenas com 160 servidores efetivos, quando deveria contar com, no mínimo, 219”.

Além do número abaixo do ideal, a indicação lembra a precária situação da estrutura e dos equipamentos adequados para a realização das atividades. Octavio lembra que o baixo efetivo obriga a diversos servidores a cumprir cargas horárias muito superiores à normalidade.

-Sem contar os servidores que já se encaminham para a aposentadoria. Acredito que o ideal é que sejam realizados concursos em uma periodicidade quinquenal, para renovar e atualizar a composição da guarda, mesclando sangue novo com a experiência adquirida -, finaliza Octavio.

A indicação segue análise do Poder Executivo.