Vereador pede cirurgiões-dentistas na linha de frente do tratamento à Covid

por Adriana Fradique publicado 22/05/2021 14h31, última modificação 22/05/2021 14h31
Vereador pede cirurgiões-dentistas na linha de frente do tratamento à Covid

Vereador Gil Magno é o autor das indicações

A Câmara Municipal aprovou, nessa semana, uma indicação de autoria do Vereador Gil Magno (DC) para que a Prefeitura disponibilize, em caráter emergencial, cirurgiões dentistas para atuarem nas Unidades de Tratamento Intensivo que cuidam de pacientes com Covid-19. O Executivo deve receber a sugestão nos próximos dias.

Segundo a indicação, a presença dos profissionais de odontologia é importante, especialmente em tempos de pandemia, pois diversos estudos comprovam que a manutenção da saúde bucal é essencial para a prevenção de eventuais infecções. “A saúde bucal deficiente nos pacientes de UTI, facilita a multiplicação de cepas patogênicas, especialmente respiratórias”, explica o vereador. Gil Magno diz, ainda, que, em quadros de extrema gravidade, a participação de cirurgiões dentistas nas equipes multidisciplinares dos hospitais é prioridade para a manutenção das vidas humanas.

COMUNICAÇÃO – Outra indicação do vereador, também aprovada em Plenário, recomenda a disponibilização de mais canais de comunicação por telefone, do tipo 0800, para otimizar o atendimento sobre cadastros, dúvidas e orientações relacionados à Covid-19. “Acredito que a quantidade de canais disponibilizados atualmente não é suficiente para as demandas existentes, pois parte da população não tem acesso à internet, por exemplo”, lembrou Gil Magno.