Vereador Junior Paixão sugere a fixação dos plantões médicos em todas as Unidades de Saúde do município

por yasmim.grijo — publicado 27/06/2022 14h42, última modificação 27/06/2022 14h42

Foi aprovada na Câmara Municipal de Petrópolis, nesta quinta-feira (23), uma indicação legislativa (9847/2021) de autoria do vereador Junior Paixão, que sugere ao Executivo a fixação da escala diária e dos plantões médicos em todas as unidades de saúde do município e no portal da internet da prefeitura. A proposta visa dar visibilidade, além de criar um sistema de informação adequado em oferecer aos usuários um panorama imediato das condições de atendimento nas Unidades de Saúde do Município.

- São muitas as reclamações da população que não encontra o médico plantonista ou não conhece a escala das especialidades que poderão ser atendidas. É importante que o cidadão possa conhecer estas informações, permitindo que a pessoa tome a decisão quanto à permanência no local escolhido ou no caso de situações em que a espera é temerária, buscar por outros recursos -, ressalta o vereador.

O texto aprovado ainda recomenda que, no local, é necessário ter o livro de reclamações; a indicação do responsável pela unidade de atendimento e que a listagem de plantões seja atualizada no mínimo uma vez a cada sete dias.

Além disso, através do site da Prefeitura, qualquer pessoa poderá fiscalizar os plantões médicos e ter acesso ao telefone e ao site da ouvidoria de Saúde. O intuito é que os pacientes que se sentirem prejudicados, pela ausência do médico, possam fazer sua reclamação.

A indicação legislativa segue para análise do Poder Executivo.