Vereador Junior Coruja reúne líderes comunitários para debater sobre o retorno de 100% da frota de ônibus

por yasmim.grijo — publicado 24/06/2022 17h00, última modificação 24/06/2022 17h25

Líderes comunitários e rodoviários se reuniram ontem (22), na Câmara Municipal, a convite do vereador Junior Coruja, presidente da Comissão de Transporte Público e Mobilidade Urbana, para debater sobre o retorno de 100% da frota dos ônibus em Petrópolis. O mandato do vereador Yuri Moura, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos (CEADH), também esteve presente no encontro.
No último dia 10 de junho, a 4ª Vara Cível de Petrópolis determinou o restabelecimento completo da frota municipal, conforme realizado antes da pandemia. Com isso, as empresas têm até amanhã (25) para cumprir a solicitação, caso contrário, será cobrada uma multa de R$ 367,7 mil, além de R$ 80 mil por dia pelo descumprimento.
Na ocasião, os presidentes das associações do Siméria, Madame Machado, Jardim Salvador, São Sebastião, Barão do Rio Branco, Neylor, Honduras, Rio de Janeiro, Thouzet e Nicarágua relataram que, até o momento, tal medida não foi cumprida, já que diversos locais ainda sofrem com a falta de coletivos e de horários, linhas compartilhadas, que ficam lotadas e levam o dobro do tempo em suas viagens, além de microonibus atendendo horários de pico. “Cada comunidade trouxe um ofício com sua demanda específica e nosso objetivo é conseguir adequar as necessidades de cada uma. Para isso, meu gabinete estará nas ruas fiscalizando, principalmente a partir de amanhã, se o retorno da frota será total e, caso não seja, entraremos com uma ação no Ministério Público pedindo o cumprimento”, pontua o vereador Coruja.
Uma nova reunião foi marcada para o dia 30 de junho, às 19h30, na Câmara Municipal a fim de montar uma ata com o balanço do que foi, ou não, atendido em cada bairro para encaminhar ao Executivo e ao judiciário.
O vereador Junior Coruja também propôs que seja marcada uma audiência pública para convidar os empresários, rodoviários, sociedade civil, Prefeitura e lideranças comunitárias com objetivo de solucionar os problemas da população acerca do tema.