Vereador indica que Executivo dê incentivos fiscais para empresas de energia solar se instalarem no município

por juliana.fernandes — publicado 20/10/2022 17h07, última modificação 20/10/2022 17h07

A Indicação foi feita pelo vereador Ronaldo Ramos.

Petrópolis poderá conceder incentivos fiscais para empresas de energia solar se instalarem no município. A proposta foi apresentada na tarde de terça-feira (18) na Câmara Municipal e está prevista em indicação legislativa de autoria do vereador Ronaldo Ramos. A ideia é tornar a cidade ainda mais sustentável.

O vereador comenta que a energia solar fotovoltaica se tornou muito popular nos últimos anos, como no caso da geração distribuída, por ser uma energia limpa, sem emissão de CO2, de fácil instalação em telhados ou no solo, livre de sombreamentos, de baixo ou nenhum impacto ambiental. “Ela é acessível a qualquer consumidor como alternativa economicamente viável, pois reduz significativamente os impactos das variações tarifárias das distribuidoras de energia, chamada de inflação energética”, explica.

A energia solar é renovável e inesgotável e, por este motivo, tem sido uma das melhores e mais viáveis alternativas de fonte energética, uma vez que diminui gradativamente a expansão de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares, as quais podem degradar significativamente o meio ambiente.

“O sol é a nossa maior fonte de energia e um recurso importante para o desenvolvimento da humanidade. O uso dele para a geração de energia elétrica nos possibilita a redução do uso de fontes fósseis, preservando com isso, o nosso planeta”, finaliza Ramos.