Vereador indica que agentes comunitários de saúde utilizem tablets para otimização do serviço

por Adriana Fradique publicado 15/09/2022 18h27, última modificação 15/09/2022 18h27

Vereador Junior Coruja (PSD) é autor da indicação

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (15), uma indicação de autoria do vereador Junior Coruja que solicita a aquisição de tablets para os agentes comunitários de saúde. O objetivo é informatizar o trabalho diário destes profissionais, otimizando o tempo das visitas domiciliares e, desta forma, ampliar a quantidade de visitações.

- Atualmente, os agentes efetuam o trabalho de forma manual, preenchendo de fichas de papel. Após a visita, ainda precisam digitar os dados em um sistema de informação. Com os tablets o retrabalho será evitado, pois será necessária, apenas, a exportação dos dados de cada paciente -, justifica o vereador.

De acordo com o texto aprovado, o recurso irá beneficiar áreas atendidas pelas UBS que possuem Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de facilitar o trabalho de mais de 300 agentes comunitários de saúde. “Com isso, seá possível fortalecer a promoção da qualidade de vida da população de Petrópolis e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco. Com atenção integral, equânime e contínua, as Unidades de Saúde da Família se fortalecem como uma porta de entrada do Sistema Único de Saúde”, pontua o vereador Junior Coruja.

A proposta reforça que o agente comunitário de saúde é fundamental para o bom funcionamento do SUS, tendo em vista que realiza a integração dos serviços de atenção básica à saúde da comunidade. “Eles têm como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS”, finaliza o parlamentar.

A indicação segue para análise do Poder Executivo.