Vereador indica necessidade de mudanças na busca ativa vacinal em Petrópolis

por Tarsila Rangel publicado 12/03/2024 18h23, última modificação 12/03/2024 18h23
Vereador indica necessidade de mudanças na busca ativa vacinal em Petrópolis

Vereador Júnior Paixão

A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária realizada na terça-feira (12), uma indicação legislativa de autoria do vereador Junior Paixão, que aponta ao Executivo Municipal a necessidade de edição da norma de busca ativa vacinal em Petrópolis.

De acordo com o texto do documento, desde 2015 as coberturas vacinais de crianças menores de cinco anos vêm caindo em todo o Brasil, colocando o país em alerta para o risco de retorno de doenças evitáveis. Com a pandemia esse cenário se agravou, em parte devido à dificuldade de acesso de diversas famílias ao sistema público de saúde e, em alguns casos, ao medo ou ceticismo em relação às vacinas.

Para o vereador, é preciso que haja um esforço integral e intersetorial que faça com que a imunização das crianças ultrapassasse os muros dos postos de saúde e alcance diferentes locais e serviços.

"É fundamental um programa de busca ativa vacinal eficaz para garantir a proteção de nossas crianças. Os atendimentos de saúde com foco na imunização de crianças de até cinco anos já fazem parte das políticas públicas que devem ser priorizadas pelos municípios participantes do Selo UNICEF", disse Paixão.

O vereador sugeriu, ainda, uma articulação entre as secretarias de Educação, Assistência Social e equipes da Estratégia de Saúde da Família para realização de uma busca ativa de crianças não vacinadas ou com vacinas em atraso nas áreas de abrangência do CRAS e ainda um "carro da vacina", para facilitar a chegada das equipes de imunização a áreas de alta vulnerabilidade.

A proposta segue para análise do Poder Executivo.