Vereador defende que município tenha ao menos um polo de assistência farmacêutica em cada distrito

por juliana.fernandes — publicado 01/12/2022 11h45, última modificação 01/12/2022 11h45

Indicação Legislativa (4047/2022) de autoria do vereador Júnior Paixão aprovada nesta quarta-feira (30) na Câmara Municipal aponta a importância de o município disponibilizar ao menos um polo de assistência farmacêutica em cada distrito de Petrópolis. O parlamentar defende que o município envie ao Legislativo Projeto de Lei tratando do tema, prevendo a instalação da estrutura em prazo de até três anos após a publicação da lei. O objetivo é facilitar a distribuição de medicamentos destinados à atenção básica para saúde da população.

O vereador Júnior Paixão explica que, hoje, mais de 4 mil pessoas são atendidas no Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF), da Superintendência de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. “Muitos moradores de localidades mais distantes dos dois Núcleos que funcionam atualmente, no Centro e em Corrêas, têm dificuldades de buscar seus medicamentos, seja por limitações de locomoção pessoal ou de transporte. É responsabilidade do poder público ampliar e facilitar o acesso a estes serviços”, frisa.

O vereador lembra casos de moradores de localidades de Santa Tereza (Secretário) e de Albertos (Posse), como exemplo. “Há pessoas que gastam um dia inteiro para ir ao NAF e voltar para casa. Isso sem falar das vezes em que chegam ao núcleo e não encontram os medicamentos”, detalha Júnior Paixão.

A Indicação, agora, será encaminhada ao Poder Executivo.