Vereador defende projeto que valoriza e estimula a leitura e a escrita

por juliana.fernandes — publicado 09/11/2022 17h05, última modificação 09/11/2022 17h04
Vereador defende projeto que valoriza e estimula a leitura e a escrita

A proposta é do vereador Dr. Mauro Peralta.

O dia 20 de outubro, quando é celebrado o Dia do Poeta, pode marcar, a partir de 2023, uma celebração especial. Proposta do vereador Dr. Mauro Peralta aprovada em primeira discussão na Câmara Municipal nesta terça-feira (8) cria em Petrópolis a ação cultural “Jovem Poeta”, a ser realizada anualmente, durante uma semana, com o objetivo de incentivar e proporcionar experiências de autoria e protagonismo às crianças e jovens na valorização da leitura e da escrita como forma de expressão no mundo. A ideia é que os poemas produzidos sejam selecionados por uma comissão julgadora e sejam incluídos na edição de um livro digital que, sempre que possível, poderá ser impresso.

Autor do Projeto de Lei 2798/2022, o vereador Dr. Mauro Peralta explica que a Comissão Julgadora poderá ser constituída por representantes do setor de cultura, educação e representantes da sociedade civil com experiência literária. “A poesia precisa ser valorizada e compartilhada de forma sensível. É assim que ela molda o ser humano, de corpo e alma. Ao seguir os caminhos da emoção, da sensibilidade e da imaginação, ela é um veículo para a transmissão de conhecimento e valores humanos”, frisa, lembrando que é importante estimular experiências saudáveis que promovam a socialização das pessoas.

O Projeto ainda será votado em segunda discussão na Câmara Municipal e, uma vez aprovado, será encaminhado ao Poder Executivo.