Vereador aprova reforço no atendimento nas UPAs e contratação de profissionais

por Demetrio do Carmo publicado 18/04/2024 13h45, última modificação 18/04/2024 13h45

A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária realizada na quarta-feira (17), uma Indicação do vereador Eduardo do Blog sobre a necessidade de ampliação de medidas no combate à dengue e outras viroses, por parte do Executivo. No documento, o parlamentar sugere a descentralização nos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com a instalação de tendas externas e reforço das equipes de saúde através de contratações emergenciais de profissionais além ações de controle.

Segundo dados do Painel de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde - SES-RJ -, Petrópolis contabilizou este ano 3.244 casos de dengue, com quatro mortes registradas, sendo duas em abril. Diante do quadro o vereador considera imprescindível a ampliação dos atendimentos e uma maior disponibilidade de recursos humanos, materiais e infraestrutura nas unidades.

"Temos testemunhado um preocupante aumento sobre o número de casos notificados de dengue e outras viroses, o que demanda uma resposta adequada por parte das autoridades de saúde, a fim de que possamos garantir o atendimento eficiente à população", afirma Eduardo.

O documento destaca também a importância de medidas de conscientização e prevenção para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti e reduzir o risco de contaminações.